Artigo Acesso aberto

Programa de intervenção em contexto educativo: dispositivo electrónico de avaliação da descodificação fonética de aprendentes de Português Língua Segunda

2013; University of Minho; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21814/rpe.3018

ISSN

2183-0452

Autores

Sandra Figueiredo, Carlos Fernandes da Silva,

Tópico(s)

Linguistic Studies and Language Acquisition

Resumo

O comportamento verbal concretiza-se porque, por um lado, existe um sistema de princípios e condições que, por si só, são considerados os elementos universais inerentes a todas as línguas naturais, determinados pela necessidade biológica, mas, por outro lado, esses elementos integram uma relação dinâmica de eventos que constituem o contexto do sujeito. Neste contexto, esses eventos não são apenas as estruturas cerebrais (perspectiva mentalista), mas todos os elementos que geram um conjunto de estímulos a ser discriminados e que apelidamos de ‘meio ambiente’ (perspectiva funcional). Após uma breve revisão teórica de conceitos e abordagem de processos de descodificação fonética, serão apresentados resultados decorrentes da aplicação da bateria de testes (instrumento da pesquisa). Será ainda orientada uma discussão especificamente sobre o desempenho de sujeitos aprendentes de Português Língua Segunda (amostra do estudo) relativamente aos testes de segmentação de palavras (soletração) e de identificação de pares mínimos.Palavras-chaveIntervenção educativa; Instrumento de avaliação; Percepção fonética; Língua Segunda

Referência(s)