Artigo Produção Nacional

Crowdsourcing como uma Ferramenta à Inovação Estratégica Empresarial

2014; Faculdade Meridional (IMED); Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18256/2359-3539/reit-imed.v1n1p13-24

ISSN

2359-3539

Autores

Coutinho Melo, João Carloa Hipólito Bernardes do Nascimento, M.A. Melo, Juliana Reis Bernardes, Welington Dantas de Sousa,

Tópico(s)

Outsourcing and Supply Chain Management

Resumo

O presente trabalho traz uma revisao de literatura sobre o crowdsourcing e tem como objetivo analisar a literatura existente, suas principais aplicacoes nas fontes disponiveis e diagnosticar os avancos obtidos pelas empresas que o utilizam como recurso de inovacao e gestao estrategica. Inicialmente foi feita uma pesquisa sobre o crowdsourcing de modo a desmistificar seu conceito e suas formas de aplicacao e, a seguir, foi realizada uma analise de como implantar esta ferramenta. Dentro desta abordagem, foi realizado um estudo sobre as principais dificuldades a implantacao como um modelo de negocios que conta com comunidades publicas da Web e o que diz respeito as suas praticas e beneficios. Diante desta perspectiva foi possivel identificar a contribuicao do crowdsourcing a inovacao estrategica das empresas no contexto competitivo de amplitude global. Espera-se com o presente estudo fomentar maior entendimento do conceito e potencialidades do crowdsourcing , tendo em vista a importância desta metodologia de producao incentivada nas empresas. Palavras-Chave: crowdsourcing , inovacao, gestao, estrategia.

Referência(s)