
Crowdsourcing como uma Ferramenta à Inovação Estratégica Empresarial
2014; Faculdade Meridional (IMED); Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18256/2359-3539/reit-imed.v1n1p13-24
ISSN2359-3539
AutoresCoutinho Melo, João Carloa Hipólito Bernardes do Nascimento, M.A. Melo, Juliana Reis Bernardes, Welington Dantas de Sousa,
Tópico(s)Outsourcing and Supply Chain Management
ResumoO presente trabalho traz uma revisao de literatura sobre o crowdsourcing e tem como objetivo analisar a literatura existente, suas principais aplicacoes nas fontes disponiveis e diagnosticar os avancos obtidos pelas empresas que o utilizam como recurso de inovacao e gestao estrategica. Inicialmente foi feita uma pesquisa sobre o crowdsourcing de modo a desmistificar seu conceito e suas formas de aplicacao e, a seguir, foi realizada uma analise de como implantar esta ferramenta. Dentro desta abordagem, foi realizado um estudo sobre as principais dificuldades a implantacao como um modelo de negocios que conta com comunidades publicas da Web e o que diz respeito as suas praticas e beneficios. Diante desta perspectiva foi possivel identificar a contribuicao do crowdsourcing a inovacao estrategica das empresas no contexto competitivo de amplitude global. Espera-se com o presente estudo fomentar maior entendimento do conceito e potencialidades do crowdsourcing , tendo em vista a importância desta metodologia de producao incentivada nas empresas. Palavras-Chave: crowdsourcing , inovacao, gestao, estrategia.
Referência(s)