
ESTUDO SOBRE: A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NO CURSO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA FACULDADE ATUAL DA AMAZÔNIA
2014; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 8; Linguagem: Português
10.19177/prppge.v8e02014157-172
ISSN2179-2534
AutoresRONALDO NUNES NETO, Héctor José García Mendoza, Oscar Tintorer Delgado,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste artigo tem como objetivo central o estudo sobre a Atividade de Situações Problema em Sistema de Equações Lineares numa disciplina. Os sujeitos da amostra da pesquisa foram 55 estudantes. O processo metodológico tem caráter qualitativo realizado mediante a aplicação de provas de lápis e papel como instrumento. Todavia, sua análise explicativa está fundamentada nas ações da Atividade de Situações Problema em Matemática (ASPM), na Teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin e nos princípios de resolução de problemas matemáticos de Polya. Como resultado observou-se que os estudantes não resolveram as questões de forma significativa e quando resolviam era de forma empírica.
Referência(s)