Artigo Produção Nacional

Mapa conceitual: abordagem da aprendizagem significativa

2008; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-1123

Autores

André Estevam Jaques, Juliano Yasuo Oda, Célia Macorin Gomes,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

As mudancas no contexto educacional, associadas a estrategias pedagogicas inovadoras, tornaram-se o grande desafi o da nova era educacional para o ensino-aprendizagem. E imprescindivel que o professor lance mao de praticas pedagogicas que estimulem e incentivem nos educandos o pensamento criticorefl exivo, que resulte em acoes transformadoras da realidade da sociedade na qual esteja inserido. O trabalho visou demonstrar o mapa conceitual como ferramenta pedagogica inovadora, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. O mapa conceitual e uma representacao grafi ca da estrutura mental do conhecimento do individuo para a compreensao de novos conceitos e seus relacionamentos. O seu uso baseia-se nas premissas da aprendizagem signifi cativa, que potencializa condicoes para melhora do aprendizado, do pensamento e da elaboracao de dinâmicas de estudo, contribuindo para a construcao individual e colaborativa do conhecimento. O emprego desta estrategia pedagogica permite que o educando gerencie o seu ambiente de estudo, executando planejamentos, redacao de relatorios, anotacoes com fi nalidade preparatoria para as avaliacoes e integracao dos conceitos estudados. Para os professores, contribui como metodologia de ensino de novos conteudos, reforcando a compreensao das informacoes trabalhadas em sala de aula, verifi cando e avaliando a assimilacao destes conteudos por parte dos educandos. Concluimos que o uso dos mapas conceituais colabora para que as atividades em sala de aula ocorram de forma organizada, colaborativa e integrada, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem na construcao do conhecimento critico-reflexivo.

Referência(s)