
A Teoria sobre Aprendizagem Informal e suas implicações nas organizações
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1679-1827
AutoresLeonardo Flach, Cláudia Simone Antonello,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoOs processos formais de aprendizagem desempenham importante papel na aprendizagem dos individuos e habitualmente sao associados a treinamentos, escolas, cursos, entre outros. No entanto, neste artigo destaca-se a necessidade de observacao dos aspectos informais que permeiam a aprendizagem nas organizacoes, inclusive nos processos formais de aprendizagem. Quer dizer, a partir do momento em que os individuos, em seu dia-a-dia de trabalho, executam tarefas, realizam assercoes, resolvem problemas e cooperam com os companheiros, estariam passando por um processo de aprendizagem informal, a partir da interacao entre o individuo e o contexto. Esta forma de aprendizagem, por sua vez, e baseada em um contexto com regras, valores, atitudes, expectativas, artefatos, entre outros elementos socio-culturais. Assim, este ensaio teorico tem por objetivo explorar as contribuicoes da literatura sobre a aprendizagem informal nas organizacoes. Sao destacados conceitos como comunidades de pratica, participacao periferica legitimada, aprendizagem situada. Por fim, sao sugeridas algumas contribuicoes e elementos para a analise dos processos formais e informais de aprendizagem nas organizacoes.
Referência(s)