
O Princípio Responsabilidade Enquanto Fundamento Conceitual para a Educação Ambiental
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Inglês
10.18766/2446-6549/interespaco.v1n1p77-92
ISSN2446-6549
Autores Tópico(s)Brazilian Legal Issues
ResumoO artigo reflete a partir do “Principio Responsabilidade” de Hans Jonas visando extrair do mesmo uma fundamentacao valida para uma educacao ambiental que esteja para alem dos espacos formais educacionais. Dado o poder ora adquirido pelo homem sob a forma de tecnociencia, o qual se encontra hoje em franca expansao e que nao possui controle algum sobre si senao a sua manutencao, o individuo viu-se conduzido a um vacuo etico inaudito. Compete-nos, portanto, repensar os fundamentos eticos hodiernos tendo como aporte a consideracao maxima de valorizacao da vida em sua essencia, vida esta que extravasa a dimensao do humano e que se configura como condicao para a existencia desse ultimo. E, pois, uma tal vida o espaco de manifestacao do ser que, para continuar a existir exige-nos um dever imperioso, o que faz com que esta vida (nas suas mais diversas manifestacoes) seja tida enquanto um bem em si. Palavras-chave: Educacao ambiental. Principio responsabilidade. Poder tecnologico. Abstract This article reflects upon the „Responsibility Principle‟, by Hans Jonas, aiming at eliciting grounding validity for an environmental education that lies beyond the formal educational field. Given the power once acquired by man, shaped as techno-science, which is under intensive growth and holds no control upon itself, except for its maintenance, individuals have been led to an unheard ethical vacuum. It is our responsibility to rethink today‟s ethical fundamentals keeping into account their major contribution to the appreciation of life in its core, wherein life goes beyond human dimension and sets itself up as a condition to the existence of the human. Therefore, there is so much life in the expression of the being that, in order to survive, it demands from us an imperative obligation, and that makes life (in its most diverse expressions) very valuable in itself. Keywords: Environmental education. Responsibility principle. Technological power.
Referência(s)