
Reflexões sobre o ensino colonial em África: trajetórias da instituição escolar no antigo Sudão (1889-1952)
2012; National History Association; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20949/rhhj.v1i1.13
ISSN1806-3993
Autores Tópico(s)African history and culture studies
ResumoO artigo consiste no estudo da trajetória da constituição das escolas coloniais no território que corresponde, atualmente, aos países do Sudão e Sudão do Sul (decretado autônomo no ano de 2011). O ensino colonial desenvolvido pelas missões católicas foi fundamental para hierarquizaçãode populações e para a consagração da divisão política e territorialdos povos sudaneses. O processo escolar também desenvolveu a formação de quadros da elite e produziu conteúdos históricos escolares que circularam para além das fronteiras coloniais, e que foram ensinados também para a infância e a juventude na Europa. Assim, jovens africanos e europeus aprenderam os mesmos conteúdos sobre a África, porém os vivenciaram de forma hierarquicamente diferenciada.
Referência(s)