Reações à Entrada de Empresas Novatas no Transporte Aéreo

2010; SciELO; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/jv1n2p5

ISSN

2238-1031

Autores

Derick Moreira Baum,

Tópico(s)

Transport and Economic Policies

Resumo

Este trabalho efetua uma analise do estudo de Goolsbee & Syverson (2006). Os autores estudam como sao respondidas as ameacas de entrantes no transporte aereo. Foi observado, especificamente, o passageiro de transporte aereo e as rotas usadas na evolucao da Southwest para identificar rotas particulares onde a probabilidade de futura entrada da Sowthwest sobe abruptamente. Quando a Southwest comecou a operar em aeroportos “endpoint”(origem/destino) de determinadas rotas, mas nao na rota propriamente dita, elevou-se consideravelmente a chance de se iniciar a operacao nesta rota em um futuro proximo. Foram examinados os precos das incumbentes (empresas que atuam no mercado antes da entrante) nas rotas ameacadas no periodo destes eventos. Foi observado que as incumbentes cortam as tarifas significativamente quando sao ameacados pela entrada da Southwest, mas somente nas rotas ameacadas, o mesmo nao aconteceu em rotas onde os aeroportos a Southwest nao estava presente em ambos endpoints. Cerca da metade do impacto total causado nas tarifas das incumbentes ocorrem da antes da entrante iniciar o voo, propriamente dito. Os resultados nao comprovam a maioria das teorias de bloqueio da entrada da Southwest, porem, nos cortes de precos que foram amplamente realizados nas rotas onde a Southwest pretendia operar deve ser discutida. Os resultados indicam a acomodacao das incumbentes e um esforco para enfraquecer a entrada da Southwest, gerando lealdade entre as ja instaladas e os clientes que voam a negocios. Os cortes de tarifa sao particularmente grandes em rotas de negocios comparadas a rotas de lazer.

Referência(s)
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