
Uma experiência formativa
2007; Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18676/cadernoscenpec.v2i3.114
ISSN2237-9983
AutoresAna Luíza Mendes Borges, José Hamilton Maruxo Júnior, Sônia Maria de Oliveira Nudelman,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
Resumo<p>O Projeto Criança existe há mais de uma década e é desenvolvido em 28 escolas das redes municipais de ensino de 15 cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Resultado de uma parceria entre o Instituto Algar de Responsabilidade Social e o Cenpec, o Projeto alia o estudo da Língua Portuguesa a estratégias de teatro e é direcionado a 4<sup> a.</sup> e 5<sup>a</sup>. séries do ensino fundamental. O relato descreve uma experiência de avaliação que envolveu tanto os agentes escolares quanto os agentes externos, garantindo a participação de todos os profissionais envolvidos no Projeto. A elaboração da prova e as orientações para a aplicação foram realizadas por meio de videoconferências, questionários e momentos presenciais de discussão com os professores, principais atores desse processo.</p><p>O efeito mais significativo foi o fato de os professores terem começado a se preocupar com os resultados das avaliações oficiais, como o SAEB e a Prova Brasil, além de mostrarem-se muito mais preparados para interpreta-los à luz de suas práticas docentes e reconhecê-los como válidos.</p>
Referência(s)