Artigo Produção Nacional Revisado por pares

O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA ESTADUAL TARCÍSIO MAIA/PAU DOS FERROS-RN.

2012; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33237/geotemas.v2i2.328

ISSN

2236-255X

Autores

Adriana do Nascimento Feitosa, Andria Carla Araújo da Silva,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Esta pesquisa investigou o trabalho realizado sobre educacao inclusiva e como se da o ensino de Geografia diante da realidade da Escola Estadual Tarcisio Maia, Pau dos Ferros – RN. Isso se deu a partir dos dados que foram obtidos atraves da analise documental, dos procedimentos didatico/pedagogicos adotados pelos professores desta disciplina para os alunos que nao possuem deficiencia juntamente com os que possuem necessidades especiais, da percepcao do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem desses alunos desta escola, e entrevistas levantadas para os docentes de Geografia, para a equipe pedagogica da escola e professores da sala multifuncional. Avaliamos a estrutura fisica disponivel para os alunos especiais, identificamos se os docentes possuem habilitacao, formacao e recursos didatico-pedagogicos adequados para a educacao inclusiva, e analisamos o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais em Geografia, na referida instituicao. Mediante isto, esta pesquisa tentou mostrar, ao que se referem a educacao inclusiva nesta disciplina, quais as suas dificuldades, seus recursos didatico/pedagogicos, a acessibilidade para os alunos portadores de necessidades especiais, e as suas possiveis condicoes de ensino da Geografia em detrimento a inclusao. Conforme podemos verificar o ensino da disciplina, nesta escola passa por varias dificuldades, e a inclusao nela comporta-se como um grande desafio para a mesma. Problematica esta que perpassa nao so a disciplina de Geografia, como tambem todas as outras, mas ao que tange a educacao em Geografia, percebemos que ela passa por inumeras limitacoes e ainda e muito sensivel ao que diz respeito a educacao inclusiva.

Referência(s)
Altmetric
PlumX