
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1983-21172010120213
ISSN1983-2117
AutoresRodolfo Langhi, Roberto Nardi,
Tópico(s)Health, Education, and Aging
ResumoEste artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla acerca da Educação em Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir da análise dos principais tópicos em Astronomia trabalhados nacionalmente e dos resultados de pesquisas da área, identificamos um conjunto de conteúdos fundamentais em Astronomia para o trabalho docente. Por meio da investigação por amostragem de professores, porém, demonstramos que, mesmo nestes conteúdos essenciais, há a persistência de concepções alternativas por parte dos docentes. Os resultados apontam, assim, para a necessidade de uma melhoria na qualificação docente em relação aos seus saberes disci plinares, embasada em resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia, a favor de um ensino que contemple, no mínimo, os conteú dos fundamentais sobre este tema.
Referência(s)