O Processo de Aprendizagem da Matemática na Educação Básica: Raízes de suas Dificuldades e Mecanismos para sua Superação

2004; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Issue: 16 Linguagem: Português

10.12957/cadmat.2004.11822

ISSN

2236-2797

Autores

Roberto Abreu,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados teoricos e experimentais desenvolvidos no âmbito dos Projetos Dehagecon; Dehagecon&Proiniciar e Dehagecon&Jovens Talentos, coordenados pelo autor, com a participacao de estagiarios dos Cursos de Licenciatura em Matematica e de Estatistica do IME-UERJ. Tais resultados decorrem de investigacao sobre as raizes das dificuldades encontradas pelos alunos da Educacao Basica e pelos recem-ingressados na UERJ e do desenvolvimento de mecanismos orientados a superacao de tais dificuldades, incluindo a elaboracao de textos didaticos, de instrumentos especificos e de uma metodologia inovadora para o ensino da Matematica.

Referência(s)