Artigo Produção Nacional

Alternativas ao uso de animais como recurso didático

2006; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.25110/arqvet.v9i2.2006.358

ISSN

1982-1131

Autores

Marcos Pereira Magalhães, Henrique Ortêncio Filho,

Tópico(s)

Veterinary Practice and Education Studies

Resumo

A utilizacao de animais como recurso didatico no ensino superior tem sido muito discutida. Tal fato se deve em funcao de muitos alunos e professores consideram que essas praticas vao contra seus pressupostos eticos e morais, alem dos problemas de ordem psicologica que estas podem ocasionar. O debate acerca desse assunto tem aumentado muito nas ultimas decadas, enquanto grupos de protecao aos animais tem tentado e conseguido com sucesso convencer muitas universidades pelo mundo a abolirem a utilizacao de animais de laboratorio com fi ns didaticos, ou restringirem o seu uso ao minimo necessario. Porem, para que animais deixem de ser utilizados para essa fi nalidade, torna-se necessaria uma busca por recursos alternativos que propiciem aprendizado efi ciente e satisfatorio. Estes existem e incluem cadaveres e tecidos animais obtidos de fontes eticas; videos que podem ser gravados em situacoes reais; modelos, manequins e simuladores; multimidia; trabalho clinico com pacientes animais; auto-experimentacao; laboratorios in vitro; estudos de campo e aprendizado baseado em casos. Varios estudos comprovam a efi cacia do aprendizado proporcionado por tais metodos. Com relacao ao custo de implantacao, embora este possa ser maior no inicio, acaba por torna-los economicamente viaveis, por reduzir custos com a manutencao de animais em bioterios, anestesicos e outros medicamentos. Assim, e possivel concluir que a utilizacao de metodos alternativos ao uso nocivo de animais e etica, efi caz e economicamente viavel.

Referência(s)