
Alternativas ao uso de animais como recurso didático
2006; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.25110/arqvet.v9i2.2006.358
ISSN1982-1131
AutoresMarcos Pereira Magalhães, Henrique Ortêncio Filho,
Tópico(s)Veterinary Practice and Education Studies
ResumoA utilizacao de animais como recurso didatico no ensino superior tem sido muito discutida. Tal fato se deve em funcao de muitos alunos e professores consideram que essas praticas vao contra seus pressupostos eticos e morais, alem dos problemas de ordem psicologica que estas podem ocasionar. O debate acerca desse assunto tem aumentado muito nas ultimas decadas, enquanto grupos de protecao aos animais tem tentado e conseguido com sucesso convencer muitas universidades pelo mundo a abolirem a utilizacao de animais de laboratorio com fi ns didaticos, ou restringirem o seu uso ao minimo necessario. Porem, para que animais deixem de ser utilizados para essa fi nalidade, torna-se necessaria uma busca por recursos alternativos que propiciem aprendizado efi ciente e satisfatorio. Estes existem e incluem cadaveres e tecidos animais obtidos de fontes eticas; videos que podem ser gravados em situacoes reais; modelos, manequins e simuladores; multimidia; trabalho clinico com pacientes animais; auto-experimentacao; laboratorios in vitro; estudos de campo e aprendizado baseado em casos. Varios estudos comprovam a efi cacia do aprendizado proporcionado por tais metodos. Com relacao ao custo de implantacao, embora este possa ser maior no inicio, acaba por torna-los economicamente viaveis, por reduzir custos com a manutencao de animais em bioterios, anestesicos e outros medicamentos. Assim, e possivel concluir que a utilizacao de metodos alternativos ao uso nocivo de animais e etica, efi caz e economicamente viavel.
Referência(s)