Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas
2012; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 35; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1981-8106
AutoresÂngela Balça, Renata Junqueira de Souza,
Tópico(s)Literacy, Media, and Education
ResumoNeste artigo, pretendemos descrever as politicas publicas de leitura, em dois paises, cujos problemas em redor do ensino da leitura apresentam muitas semelhancas. Nos ultimos anos, o poder politico e a sociedade civil tomaram consciencia desta realidade, revelada por estudos internacionais. Neste sentido, muitos tem sido os programas implementados, na tentativa de melhorar o desempenho dos alunos ao nivel da literacia em leitura. Destes programas, destacamos os Planos Nacionais de Leitura do Brasil e de Portugal. Apesar de todos estes esforcos, e necessario e urgente continuar a investir na escola e no ensino da leitura. Este investimento passa seguramente por uma maior e continuada formacao de professores, nas areas do ensino da leitura, da compreensao da leitura e da literatura infantil e juvenil.
Referência(s)