Socialização e ressocialização: as políticas da educação para as classes populares**
2005; Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Volume: 40; Issue: 176 Linguagem: Português
ISSN
2182-2999
Autores Tópico(s)Education, sociology, and vocational training
Resumo«Que socializacao para as criancas das classes populares?» e a questao que atravessa a ultima obra de Guy Vincent sobre a socializacao democratica (Vincent, 2004). O autor denuncia, com razao, os discursos actuais que marcam as politicas publicas educativas. Duas interrogacoes ilustram esta questao preliminar. A primeira diz respeito as relacoes entre os sectores do ensino e da formacao (profissional), nomeadamente no que diz respeito ao ensino profissional. Guy Vincent censura o discurso veiculado, entre outros, pelos socialistas franceses que associam intimamente as classes populares e a orientacao privilegiada para o ensino profissional: dando as criancas das classes populares uma insercao profissional real sob a forma de um trabalho operario, mas acantonando-as, desta forma, num destino operario. Percebemos, atraves da comunicacao de Anne Van Haecht, quanto esta associacao entre a escola e a formacao foi influente no discurso politico da comunidade francesa da Belgica. A segunda diz respeito ao caracter disciplinar inerente a forma escolar tomada pelo sistema de ensino frances. Vincent recupera e transforma o slogan de Illich «desescolarizar a sociedade» para fazer, atraves da palavra de ordem desescolarizar a escola, um apelo a transformacao profunda da socializacao programada e inscrita na forma escolar. Guy Vincent visa, desta feita, a questao do controlo e da vigilância, em suma, da disciplina escolar, que esta, sem duvida, no centro das duvidas actuais de muitos professores quanto ao sentido da sua funcao. Encontramos em Guy Vincent os acentos da perspectiva de Bourdieu no momento em que este descrevia a socializacao dos seus anos de internato e a «furia impulsiva» que opunha a uma autori
Referência(s)