
RESTRIÇÕES COGNITIVAS NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: UM ESTUDO A PARTIR DO TEMA "CICLO DO NITROGÊNIO"
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1983-21172010120209
ISSN1983-2117
AutoresFrancisco Ângelo Coutinho, Adriana Gonçalves Soares,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoFundamentando-se em um modelo de aprendizagem a partir de recursos que fazem uso de texto verbal e imagem, e na teoria da carga cognitiva, o artigo analisa quatro coleções de livros didáticos de Biologia. Para nossa análise, elegemos como tema o "Ciclo do Nitrogênio". A aná lise evidenciou um planejamento instrucional inadequado, que sobrecar rega os recursos cognitivos do aluno. Assim, o estudo das quatro coleções indica a necessidade de que o planejamento e a construção de imagens para o livro didático de Biologia sejam orientados por preceitos e critérios que visem tornar o uso dos recursos pictóricos mais eficientes. Ao final, propomos algumas indicações para a área de pesquisa e ensino em Ciências e Biologia.
Referência(s)