ENSINO DE GEOGRAFIA, ESPAÇO E LINGUAGEM CARTOGRÁFICA (geography education,language and space mapping)
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 9; Issue: 20 Linguagem: Português
10.4215/rm.v9i20.469
ISSN1984-2201
AutoresDenis Richter, Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, Mônica Modesta Santos Decanini,
Tópico(s)Geography Education and Pedagogy
ResumoO ensino de Geografia precisa encontrar e fortalecer sua presenca no processo de ensino-aprendizagem ao longo da Educacao Basica. Para isso, e fundamental a proximidade dessa disciplina escolar com os conceitos geograficos que dao sentido e valorizam a participacao da Geografia no entendimento da organizacao da sociedade. No entanto, para que a analise espacial esteja mais presente no trabalho escolar, consideramos necessario a insercao de praticas pedagogicas que articulem os conceitos com uma linguagem especifica, neste caso a cartografica. De todos os produtos cartograficos que estao presentes no ambiente escolar o mapa mental tem sido uma proposta muito pertinente para desenvolver o raciocinio geografico. Desse modo, alem de interpretar os processos que interferem na producao do espaco o aluno tem condicoes de construir uma linguagem espacial que expresse os diversos contextos da realidade sob a otica espacial.
Referência(s)