Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O legado de Chicago e os estudos de recepção, usos e consumos midiáticos

2009; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 16; Issue: 39 Linguagem: Português

10.15448/1980-3729.2009.39.5845

ISSN

1980-3729

Autores

Adriana Braga, Édison Gastaldo,

Tópico(s)

Media Studies and Communication

Resumo

Este artigo busca articular alguns temas e conceitos propostos no quadro teórico geral da chamada “Escola Sociológica de Chicago” ao campo de estudos da recepção, dos usos e consumo midiáticos. Tradicionalmente considerada uma vertente do pensamento sociológico, a teoria da Escola de Chicago tem sido retomada por alguns/as pesquisadores/as da área pela grande pertinência para o estudo de fenômenos da comunicação, tanto em situações face a face quanto em interações comunicativas mediatizadas. A partir de uma releitura de textos clássicos desta escola de pensamento, nomeadamente os de William I. Thomas, George Herbert Mead e Herbert Blumer, são apontadas neste texto perspectivas teórico-metodológicas para o estudo de fenômenos comunicacionais contemporâneos.

Referência(s)