
A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE POR MEIO DA PROPAGANDA – PROPOSIÇÕES DE PESQUISA, IMPLICAÇÕES GERENCIAIS E DIREÇÕES FUTURAS
2010; Volume: 17; Linguagem: Português
10.14210/alcance.v17n3.p265-277
ISSN1983-716X
AutoresClara Isabel Koetz, Cristiane Pizzutti dos Santos, Luís Carlos Yllana Kopschina,
Tópico(s)Consumer Market Behavior and Pricing
ResumoA abordagem economica da informacao considera que as diferentes partes em uma transacao tem acesso a montantes distintos de informacoes. Para evitar os problemas decorrentes da assimetria de informacoes, em especial o problema da selecao adversa, as empresas podem emitir sinais acerca da qualidade dos seus produtos. O objetivo deste ensaio e analisar os estudos sobre sinalizacao da qualidade por meio da propaganda desenvolvidos ao longo das ultimas decadas. Assim, pretende-se compor uma base conceitual com fi ns academicos e gerenciais; no primeiro, identifi cando as caracteristicas e especifi cidades dos modelos e desenvolvendo proposicoes de pesquisa que orientem a elaboracao de novos estudos; no segundo, oferecendo apoio a tomada de decisao gerencial que envolva investimentos em propaganda.
Referência(s)