Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE POR MEIO DA PROPAGANDA – PROPOSIÇÕES DE PESQUISA, IMPLICAÇÕES GERENCIAIS E DIREÇÕES FUTURAS

2010; Volume: 17; Linguagem: Português

10.14210/alcance.v17n3.p265-277

ISSN

1983-716X

Autores

Clara Isabel Koetz, Cristiane Pizzutti dos Santos, Luís Carlos Yllana Kopschina,

Tópico(s)

Consumer Market Behavior and Pricing

Resumo

A abordagem economica da informacao considera que as diferentes partes em uma transacao tem acesso a montantes distintos de informacoes. Para evitar os problemas decorrentes da assimetria de informacoes, em especial o problema da selecao adversa, as empresas podem emitir sinais acerca da qualidade dos seus produtos. O objetivo deste ensaio e analisar os estudos sobre sinalizacao da qualidade por meio da propaganda desenvolvidos ao longo das ultimas decadas. Assim, pretende-se compor uma base conceitual com fi ns academicos e gerenciais; no primeiro, identifi cando as caracteristicas e especifi cidades dos modelos e desenvolvendo proposicoes de pesquisa que orientem a elaboracao de novos estudos; no segundo, oferecendo apoio a tomada de decisao gerencial que envolva investimentos em propaganda.

Referência(s)
Altmetric
PlumX