
Proposta de Ensino de sapateado para Crianças Surdas
2009; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18511/rbcm.v17i1.971
ISSN2237-9002
AutoresKeila Ferrari Lopes, Paulo Ferreira de Araújo,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoO sapateado e uma atividade que tem como principais caracteristicas o ritmo e a coordenacao motora. Para um bom desempenho do sapateador e necessario dominio ritmico. Neste projeto o objetivo esta centrado na estrategia de ensino de sapateado para crianca surda. Se o problema para plena realizacao desta atividade e a deficiencia auditiva e dificuldade de percepcao ritmica, nosso objetivo especifico foi tornar possivel o aprendizado do sapateado pela crianca surda atraves da compreensao das estruturas ritmicas e percepcao da vibracao dos sons feitos pelas batidas dos pes. Recorremos a utilizacao de um tablado de madeira e de “dicas” visuais, atraves da adaptacao do sistema Khanotation (simbologia do sapateado americano), utilizando cores e figuras, para que ocorresse a associacao do desenho a batida dos pes e os sons por eles produzidos. O grupo foi constituido por cinco criancas surdas e uma ouvinte, de ambos os sexos, entre as idades de nove a doze anos, da Associacao de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo de Itu (APADAI). Foi possivel observar que mesmo havendo variacao entre: experiencias anteriores, grau de interesse e repertorio motor o grupo executou as atividades atingindo o objetivo desejado ao executar coreografias adaptando-se a um ritmo comum ou satisfatorio.
Referência(s)