
Para pensar a crítica de mídias
2014; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15448/1980-3729.2013.3.14644
ISSN1980-3729
AutoresGislene Silva, Rosana de Lima Soares,
Tópico(s)Media and Digital Communication
ResumoA frágil reflexão acadêmica sobre teorias e procedimentos de crítica de mídias no Brasil demonstra um primeiro sinal de vitalidade quando observamos que, apesar de esporádicas, as publicações sobre essa problemática vêm compondo um quadro cumulativo. No universo midiático tem sido a televisão que mais provoca diferentes tipos de crítica (acadêmica, jornalística e popular-social), em especial em relação aos seus programas de ficção, com destaque para as telenovelas – raras as críticas e os estudos sobre como fazer a crítica de telejornais, programas de humor, de esporte, de auditório ou reality shows. Este estudo tem caráter introdutório, como parte de um projeto de pesquisa maior sobre critérios ou modos de crítica de mídias, inspirado na história de como tradicionalmente o fizeram a crítica de cinema e de literatura.
Referência(s)