Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CONTROVÉRSIAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL: CIRCULAÇÃO DE VOZES E DE SENTIDOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172012140108

ISSN

1983-2117

Autores

Luís Gustavo D' Carlos Barbosa, Maria Emília Caixeta de Castro Lima, Andréa Horta Machado,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A utilização de problemas sociocientíficos controversos nos currículos CTS demanda compreensão do posicionamento dos sujeitos, convidados na contempo- raneidade a vivenciar uma nova relação com a ciência. Neste artigo analisamos um episódio de aula de Química no ensino médio. Com base na teoria da enunciação de Bakhtin, diferentes vozes foram trazidas para debate, momento em que focalizamos as interações discursivas sobre o efeito estufa e aquecimento global. Inicialmente os estudantes revelaram não ter consciência da natureza controversa do tema, além de criarem expectativas quanto a um posicionamento único e verdadeiro da ciência. Diferentes ritmos de apropriação da palavra do outro, acentos afetivos e ideológicos foram observados durante a tomada de consciência sobre a controvérsia.

Referência(s)