Artigo Produção Nacional

Educação Física como área de conhecimento na Escola de Educação Física e Esporte da USP: um estudo da sua trajetória e constituição a partir do seu periódico institucional

2008; School of Physical Education and Sports - USP; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1807-55092008000100003

ISSN

1981-4690

Autores

Sérgio Roberto Silveira, Go Tani,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar a trajetoria da Educacao Fisica como uma area de conhecimento na Escola de Educacao Fisica e Esporte da USP. Considerou-se como fonte para analise da pesquisa os editoriais publicados entre 1986 a 2004 na Revista Brasileira de Educacao Fisica e Esporte e o discurso de posse do diretor da Escola publicado em 1988 - posto que a Revista representa um periodico cientifico da propria instituicao. Utilizou-se como tratamento metodologico a analise de conteudo proposta por Bourdieu (1983). Observou-se que houve, nesse periodo, um forte investimento institucional em produzir, organizar e sistematizar conhecimentos, aumentando a sua visibilidade e presenca no cenario universitario. No entanto, a definicao de uma clara identidade academica, ou seja, uma estrutura que oriente a producao, a organizacao, a disseminacao e a aplicacao do conhecimento, ainda se constitui uma necessidade imperativa para a sua consolidacao como uma area de conhecimento.

Referência(s)