
Qualidade Percebida do Autosserviço Online: Validação da Escala e-SELFQUAL no Contexto Brasileiro
2015; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5585/remark.v14i2.2721
ISSN2177-5184
AutoresRenata Gonçalves Santos Silva, Ricardo Saraiva Frio, Cláudio Hoffmann Sampaio, Patrícia Liebesny Broilo,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoDiante de um mercado virtual mais competitivo, impulsionado pelo crescimento das compras online e pelo aumento do nmero de varejistas nessa modalidade, mensuraes para avaliar a qualidade do servio online tornam-se importantes, sobretudo pela identificao de relao positiva entre a qualidade do servio e a performance do servio. Nesse sentido, Ding, Hu e Sheng (2011) propuseram uma medida consistente sobre a qualidade do servio no comrcio eletrnico, sob a perspectiva do autosservio: e-SELFQUAL. Este artigo apresenta resultados da replicao da e-SELFQUAL no contexto brasileiro. Duas coletas de dados foram realizadas, na primeira, para uma amostra final de 106 estudantes, observou-se uma inadequao em um constructo da escala, e uma nova traduo foi proposta. Uma segunda coleta foi aplicada a uma amostra de 175 pessoas. Os resultados atestaram a confiabilidade e validade (convergente e discriminante) da escala, mantendo os itens originais do instrumento, isso permite afirmar que a e-SELFQUAL pode ser utilizada para mensurar a qualidade do autosservio no Brasil.
Referência(s)