Inclusão de Estudantes com Deficiências em Programas de Educação Física: Adaptações Curriculares e Metodológicas
1969; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.36311/2674-8681.2013.v14n2.3612
ISSN2674-8681
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA Educação no Brasil tem sido orientada pelas premissas e princípios da inclusão escolar. Todavia, observa-se a distância entre o que é preconizado na legislação brasileira (documentos legais) e as práticas pedagógicas observadas no cotidiano escolar, sobretudo no que tange o processo educacional de crianças com deficiência. Apesar de consistir um componente curricular obrigatório em diferentes níveis do ensino básico, a Educação Física continua excluindo os indivíduos que mais necessitam de estímulo e investimento em seu processo educacional. No meio acadêmico ainda são escassos os estudos que abordam as adaptações curriculares e metodológicas no campo da Educação Física Adaptada a pessoas com deficiências, as quais constituem ferramentas importantes para a inclusão dessa população. O presente ensaio visa discutir o papel das adaptações curriculares e metodológicas (estratégias de ensino; recursos pedagógicos) no processo de inclusão de estudantes com deficiências em programas regulares de Educação Física Escolar.
Referência(s)