
COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE OS ANOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS OPINIÕES DE ALUNOS FORMANDOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
2007; Volume: 23; Issue: 68 Linguagem: Português
10.13037/gr.vol23n68.80
ISSN2176-5308
AutoresArilda Schmidt Godoy, Denis Forte,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste estudo tem como objetivo identificar e analisar as opinioes dos alunos de uma universidade privada na cidade de Sao Paulo sobre as competencias adquiridas nos cursos de graduacao em Administracao de Empresas. Foi realizado um estudo de natureza exploratoria e descritiva, em uma amostra de 441 alunos do ultimo semestre utilizando- se um questionario estruturado organizado em dois blocos: um destinado a caracterizacao dos sujeitos e outro composto de 27 itens em uma escala Likert. Os dados foram analisados de forma quantitativa, utilizando-se tecnicas da estatistica descritiva e multivariada. A analise fatorial permitiu a identificacao de quatro fatores correspondentes aos seguintes blocos de competencias: social, solucao de problemas, tecnico-profissional e de comunicacao. As frequencias de respostas indicam que, segundo a perspectiva dos alunos, as competencias adquiridas (aprendidas) durante o curso de graduacao, com indices de concordância mais altos, concentram-se nos fatores 1 (competencia social) e 2 (competencia solucao de problemas). Palavras chave: Competencias, ensino, alunos, graduacao.
Referência(s)