Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Assessoria na avaliação do conteúdo de astronomia

1997; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2175-7941

Autores

Rute Helena Trevisan, Cleiton Joni Benetti Lattari, João Batista Garcia Canalle,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Atualmente no Brasil os livros didaticos nao passam por arbitros na area, e, ao que tudo indica, nem mesmo por uma correcao previa de conteudo antes da impressao. Como resultado temos aberracoes, que muitas vezes chegam a colocar em risco a saude do estudante (Trevisan, 1995). Durante a Assembleia da Sociedade Astronomica Brasileira (SAB) de Agosto de 1995, a Comissao de Ensino da SAB recomendou que a comunidade astronomica brasileira participasse de maneira mais efetiva como arbitros na area de astronomia, dos livros didaticos utilizados nas redes publicas e privadas de Ensino de Primeiro Grau. Numa tentativa de evitar que se passe as criancas conceitos errados de Astronomia basica, analisamos o conteudo de astronomia de duas colecoes, escolhidas aleatoriamente, das Editoras Atica e Scipione. A Colecao Quero Aprender e da Editora Atica, apresenta quatro volumes (1a a 4a serie) e seu autor e Carlos Barros, e somente ha conteudo de astronomia nos volumes 2 e 3. A Colecao Alegria de Saber da Editora Scipione tambem tem 4 volumes e seus autores sao: Lucina Passos, Albani Fonseca e Marta Chaves. O conteudo de astronomia esta nos volumes 2 e 3. Neste trabalho apresentamos os erros mais comuns e repetitivos dos conteudos de Astronomia destes livros, e suas devidas correcoes.

Referência(s)