As vozes na crônica de Rubem Braga: abordagem dialógica do discurso
2014; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2177-3807
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA cronica e um genero que se aclimatou no Brasil e podermos dizer que o seu discurso e essencialmente dialogico, uma vez que o escritor, ao produzir a cronica, orquestra as replicas aos enunciados de um dado contexto historico, as quais podem ser de concordância ou discordância (parcial ou total). Este artigo tem como objetivo a abordagem dialogica do discurso, apoiada na perspectiva bakhtiniana, na cronica O conde e o passarinho , de Rubem Braga. Na qual se percebe a denuncia social e a ironia velada, por meio da entoacao do enunciador, alem do seu posicionamento socioideologico com o cenario economico da decada de 30. Apos o estudo das vozes nessa cronica, tivemos como resultado, que ela e um genero engajado com as questoes socioeconomicas de uma epoca. Percebe-se, pois, o tom de denuncia, que confere o julgamento de valor do enunciador, sobre os fatos cotidianos. The chronicle is a literary genre acclimatized in Brazil as an essentially dialogical discourse, considering that the author produces the chronicle by dialoging with the statements of a given historical context in agreement or disagreement (partial or total). This article analyses Rubem Braga’s chronicle O conde e o passarinho through a dialogical approach of discourse, based on a bakhtiniana perspective. In Braga’s chronicle, it is possible to identify social critique and veiled irony, through the enunciator’s voice and ideological positioning within the economic scenario of the 1930s. The study of the voices in this chronicle shows a genre engaged with socioeconomic questions of its time. It is clear, therefore, the tone of complaint, which displays the enunciator’s judgment on everyday events.
Referência(s)