
ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE TEUTÔNIA/RS
2012; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18511/rbcm.v20i2.3279
ISSN2237-9002
AutoresMark A. Noll, Bruna Nichele da Rosa, Cláudia Tarragô Candotti, Tássia Silveira Furlanetto, Kaanda Nabilla Souza Gontijo, Juliana Adami Sedrez,
Tópico(s)Environmental and biological studies
ResumoEste estudo teve como objetivo verificar, por meio da fotogrametria, se existe diferenca na prevalencia de alteracoes posturais entre os sexos, masculino e feminino, e verificar se existe um aumento desta prevalencia com o avanco da idade em escolares do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Teutonia, Rio Grande do Sul. A amostra, composta por 65 escolares, foi submetida a uma avaliacao postural, a qual consistiu na palpacao e marcacao de pontos anatomicos, com marcadores reflexivos, no plano sagital (PS) e plano frontal (PF). Em seguida, ocorreram registros fotograficos dos individuos em ortostase, no PS (na posicao de perfil direito) e no PF (na posicao de costas). As imagens foram digitalizadas e analisadas pelo software DIPA, sendo obtidas informacoes quantitativas da postura. Os resultados analisados por meio de estatistica descritiva demonstraram que as principais alteracoes encontradas foram: (1) no PS, desequilibrio anterior (53,8%), hiperlordose lombar (46,2%), hipercifose dorsal (40%), coluna cervical anteriorizada (36,9%); e no (2) PF, escoliose (63,1%), desalinhamento dos ombros (36,9%), desequilibrio corporal direito (32,3%) e joelho valgo (24,6%). Os resultados demonstraram tambem que (1) existe diferenca significativa entre os sexos apenas no PS no equilibrio corporal e na postura da coluna dorsal, e que (2) nao existe diferenca significativa entre os grupos etarios para todas as variaveis nos planos PS e PF. Concluiu-se que a prevalencia de alteracoes posturais nesse grupo de escolares foi alta, estando em acordo com a literatura, o que sugere a necessidade da implantacao de programas educativos e preventivos no contexto escolar.
Referência(s)