A Alocação de Slots em Aeroportos Congestionados e suas Consequências no Poder de Mercado das Companhias Aéreas

2010; SciELO; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/jv4n2p1

ISSN

2238-1031

Autores

Alessandro V. M. Oliveira,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Resumo: O presente trabalho objetivou analisar o impacto que a dominância de recursos essenciais (essential facilities) tem sobre o poder de mercado, e, portanto, sobre a geracao de vantagens competitivas das empresas detentoras dos mesmos. A partir de um arcabouco de parâmetro de conduta, procurou-se modelar o comportamento competitivo das firmas sob condicoes de diferenciacao de produto – pelo lado da demanda – e de uma gama de padroes de interacao estrategica – pelo lado da oferta. Por meio desta modelagem, foi investigada, a partir de metodos econometricos, a existencia de poder de mercado devido a dominância ou a concentracao da posse de recursos essenciais. Utilizou-se, como aplicacao, o exemplo da concessao de horarios de pouso e decolagem no sistema aeroportuario brasileiro – os chamados slots –, atendo-se aos efeitos da dominância de frequencias de voo em dois dos mais movimentados aeroportos brasileiros, Congonhas e Santos Dumont. Utilizou-se, para isso, uma amostra com dados do mercado da Ponte Aerea Rio de Janeiro – Sao Paulo. Desenvolveu-se, assim, uma modelagem estrutural de demanda e oferta no mercado de transporte aereo, visando identificar a conduta competitiva das firmas, em situacoes de maior concentracao ou participacao na posse de slots. Abstract: This study aims to analyze the impact of the dominance of essential facilities on market power, and thus on the generation of competitive advantage for the firms holding them. By using a conduct parameter framework, I model the behavior of oligopolistic firms under conditions of product differentiation - on the demand side - and a range of patterns of strategic interaction - on the supply side. Through structural estimation it was empirically investigated the emergence of market power due to the dominance or concentration of departure and landing slots at two major airports of Brazil.

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