Conjoint Analysis para Pesquisa de Marketing no Brasil
2014; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português
10.5585/remark.v13i4.2707
ISSN2177-5184
AutoresVithala R. Rao, Luís Eduardo Pilli,
Tópico(s)Customer Service Quality and Loyalty
ResumoEste artigo oferece uma reviso, de 1971 at a atualidade, dos mtodos de conjoint analysis que so abordagens de coleta de dados baseadas em preferncias ou escolhas declaradas pelos consumidores. Milhares de estudos foram realizados com o uso de conjoint analysis, desde a introduo do mtodo no incio da dcada de 70. Este conjunto de mtodos permite que os pesquisadores de mercado estudem trade-off entre os atributos de novos produtos, sendo til para vrias decises de marketing com design de produto, apreamento e segmentao de mercado. O conjunto atual de opes de conjoint analysis composto pela abordagem tradicional de preferncia declarada, pelas tcnicas de escolhas discretas (CBCA ou choice based conjoint analysis) que se baseiam em escolhas declaradas, pela abordagem autoexplicativa que usa elicitao direta de importncia de atributos e avaliao dos nveis dos atributos e pela abordagem adaptativa (ACA ou adaptive conjoint analysis) que implica em coleta de dados por etapas e adaptativa. Este artigo resume estes mtodos e seus desenvolvimentos recentes e apresenta uma aplicao no Mercado brasileiro. Dada a versatilidade do mtodo, existe um enorme potencial para a pesquisa de marketing no Brasil. Essencialmente, esta metodologia est viva e crescendo.
Referência(s)