Escritas de luz: Der Prozess/ The Trial
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 17; Issue: 28 Linguagem: Alemão
ISSN
2358-727X
Autores Tópico(s)Schopenhauer and Stefan Zweig
ResumoResumo Literatura e cinema constituem duas linguagens distintas, irredutiveis. Suas gramaticas, lexicos e sintaxes sao radicalmente diferentes. Toda imagem, e a fortiori toda sucessao de imagens, e necessariamente, inevitavelmente, “infiel” ao texto. No seu filme The trial, Orson Welles apropriou-se do romance de Kafka — O processo — para recria-lo nos seus proprios termos. O romance nao exprime uma mensagem politica ou doutrinaria; mas, sobretudo, um certo estado de espirito antiautoritario. Reencontramos, sob uma outra forma, e com outros meios esteticos, esse mesmo estado de espirito no filme. Abstract Literature and cinema are two distinct and irreducible languages. Their grammar, vocabulary and syntax are radically different. All image, and more so any succession ofimages is necessarily, inevitably, “unfaithful” to the text. In his movie The trial Orson Welles took possession of Kafka’s novel Der Prozess and re-created it in his own terms. The novel does not express a political or doctrinaire message, but rather a certain anti-authoritarian state of mind. One finds, in a different form, and with other aesthetic means, the same state of mind in the movie. Resumee Litterature et cinema constituent deux langages distincts, irreductibles. Leur grammaire, leur lexique, leur syntaxe sont radicalement differents. Toute image, et a fortiori toute succession d’images est necessairement, inevitablement, “ infidele ” au texte. Dans son film The trial Orson Welles s’est approprie du roman de Kafka — Le proces — pour le recreer dans ses propres termes. Le roman n’exprime pas un message politique ou doctrinaire, mais plutot un certain etat d’esprit anti-autoritaire. On retrouve, sous une autre forme, et avec d’autres moyens esthetiques, ce meme etat d’esprit dans le film. Michael Lowy e um sociologo nascido no Brasil, formado em Ciencias Sociais na Universidade de Sao Paulo e radicado na Franca. Diretor emerito de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), foi homenageado com a medalha de prata do CNRS em Ciencias Sociais no ano de 1994. E autor de Walter Benjamin: aviso de incendio (2005), Franz Kafka: sonhador insubmisso (2005), Lucien Goldmann ou a dialetica da totalidade (2009), A teoria da revolucao no jovem Marx (2012) e organizador de Revolucoes (2009) e Capitalismo como religiao (2013), de Walter Benjamin.
Referência(s)