
Incremento de inteligibilidade de fala de deficientes auditivos
1986; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2176-2724
AutoresIvani Corbó Massari, Mauro Spinelli, Maria Carolina Paes de Barros, Rosalice Ribeiro de M. Abrahão,
Tópico(s)Hearing Impairment and Communication
ResumoA inteligibilidade da fala depende do uso correto dos sons de lingua (fonemas) em vocabulos em frases e de padroes adequados de prosodia e voz. Ela pode ser medida atraves de percentuais de palavras, frases ou ideias compreendidos pelos ouvintes. Este trabalho refere-se a um estudo que teve por objetivo verificar a possibilidade de aumentar a inteligibilidade da fala de deficientes auditivos que ja atingiram a pre-adolescencia. Geralmente, no trabalho fonoaudiologico e escolar com deficientes auditivos procura-se o desenvolvimento da linguagem, sem se dar enfase ao treino de sua fala, que em ultima analise exterioriza a linguagem. Desta forma, ocorre que, frequentemente, os deficientes auditivos, embora tenham linguagem oral para se comunicar, nao sao entendidos ao se expressarem, devido a pouca inteligibilidade de sua fala. Os resultados obtidos com o programa de treinamento da fala com 5 alunos de deficientes auditivos de 10 e 11 anos de idade mostram que mesmo nessa faixa etaria pode-se conseguir significativos incrementos da inteligibilidade da fala quando se realizam programas de treinamento bem definidos e controlados, que incluam a participacao de pessoas convivendo com os alunos durante muitas horas. Os resultados obtidos nao podem ser atribuidos a nenhum fator isolado mas a conjuncao dos seguintes aspectos: tecnicas racionais dirigidas ao fortalecimento dos feed-backs proprioceptivo e visual e a realizacao motora articulatoria mas fluente e natural; motivacao constante de terapeutas, professores, pais e alunos.
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