Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Incremento de inteligibilidade de fala de deficientes auditivos

1986; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2176-2724

Autores

Ivani Corbó Massari, Mauro Spinelli, Maria Carolina Paes de Barros, Rosalice Ribeiro de M. Abrahão,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

A inteligibilidade da fala depende do uso correto dos sons de lingua (fonemas) em vocabulos em frases e de padroes adequados de prosodia e voz. Ela pode ser medida atraves de percentuais de palavras, frases ou ideias compreendidos pelos ouvintes. Este trabalho refere-se a um estudo que teve por objetivo verificar a possibilidade de aumentar a inteligibilidade da fala de deficientes auditivos que ja atingiram a pre-adolescencia. Geralmente, no trabalho fonoaudiologico e escolar com deficientes auditivos procura-se o desenvolvimento da linguagem, sem se dar enfase ao treino de sua fala, que em ultima analise exterioriza a linguagem. Desta forma, ocorre que, frequentemente, os deficientes auditivos, embora tenham linguagem oral para se comunicar, nao sao entendidos ao se expressarem, devido a pouca inteligibilidade de sua fala. Os resultados obtidos com o programa de treinamento da fala com 5 alunos de deficientes auditivos de 10 e 11 anos de idade mostram que mesmo nessa faixa etaria pode-se conseguir significativos incrementos da inteligibilidade da fala quando se realizam programas de treinamento bem definidos e controlados, que incluam a participacao de pessoas convivendo com os alunos durante muitas horas. Os resultados obtidos nao podem ser atribuidos a nenhum fator isolado mas a conjuncao dos seguintes aspectos: tecnicas racionais dirigidas ao fortalecimento dos feed-backs proprioceptivo e visual e a realizacao motora articulatoria mas fluente e natural; motivacao constante de terapeutas, professores, pais e alunos.

Referência(s)