
IMPACTO DO VER-SUS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO FISIOTERAPEUTA
2014; Editora Rede UNIDA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresNatália Ferraz Mello, Cid Gonzaga Gomes,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoINTRODUCAO: A criacao do Sistema Unico de Saude (SUS) se deu frente a mobilizacao da populacao e de um processo social que buscava interferir nas condicoes de saude e na assistencia prestada aos brasileiros, mudando a forma de gestao, participacao social e concepcao de saude. Assim, o processo de formacao de recursos humanos em saude passa a ser concebido como indispensavel para transformar as praticas sanitarias prevalecentes. Tradicionalmente, a Academia Brasileira caracteriza-se pela pedagogia autoritaria de transmissao e acumulo de conteudos com excesso de carga horaria, sem estimulo a autonomia do academico e protagonismo em sua formacao. Nessa perspectiva, surge a demanda da participacao dos estudantes em movimentos de luta a favor do SUS, em prol de uma formacao mais condizente com a realidade social e da insercao dos futuros profissionais nos espacos de producao de saude. Assim iniciou-se em 2002, o VER-SUS - Vivencias e Estagios na Realidade do SUS, tratando-se de uma atividade de educacao permanente em saude que propicia aos academicos de diversos cursos de graduacao experimentar espacos de aprendizagem no SUS, vivenciando o cotidiano do trabalho nas organizacoes, redes e sistemas de saude. Nesse contexto, inseriram-se diversos academicos do curso de fisioterapia, imbuidos em vivenciar o SUS, uma area de atuacao ainda pouco explorada por esse profissional. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: O VER-SUS tem duracao media de 10 dias, caracterizando-se pela imersao dos academicos no SUS, vivencia no cotidiano de trabalho, nos niveis de atencao, gestao em saude, relacao com o controle social, participacao popular, movimentos sociais e escola formadora. A partir das vivencias sao fomentadas discussoes visando uma formacao em saude adequada as necessidades sanitarias e sociais locais, com intuito de contribuir com a construcao e reconstrucao permanente do SUS, propiciando aos estudantes a experimentacao de um novo espaco de ensino-aprendizagem, contato com cotidiano de trabalho das organizacoes de redes e sistemas de saude, atraves de metodologias problematizadoras, potencializando a formacao de atores realmente comprometidos com a saude coletiva. IMPACTOS: Durante a vivencia pode-se observar que as condutas de promocao, educacao e prevencao em saude sao campos de pratica ainda pouco explorados pelos fisioterapeutas e sao desconhecidas, na maioria das vezes, pelos usuarios, o que pode ser justificado pela frequente associacao da fisioterapia a praticas curativas. Todavia, as Diretrizes Curriculares Nacionais destacam que a formacao do fisioterapeuta deve contemplar as necessidades sociais da saude, com enfase no SUS. Contudo, muitas vezes as grades curriculares vigentes nao contemplam essa premissa. O contato com o cotidiano e as equipes multidisciplinares vivenciados, promovem aprendizagens significativas, trazendo a tona reflexoes sobre a formacao academica e o papel politico dos estudantes nos processos de saude. CONSIDERACOES FINAIS: A partir do VER-SUS evidencia-se as mudancas ocorridas no cenario nacional, tornando essencial a adequacao da formacao do fisioterapeuta, bem como de sua atuacao diante das novas exigencias do modelo de saude. Alem dos estagios de vivencia, a academia deve instigar os alunos a ter uma visao integral, alem de uma compreensao critica e reflexiva das praticas de saude, aproximando o processo de formacao as necessidades da sociedade.
Referência(s)