
SUSPENSÃO DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO FORMA DE PUNIÇÃO: A PERCEPÇÃO DISCENTE
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/rpp.v18i2.30926
ISSN1980-6183
AutoresEliana De Jesus De Paula, Jairo Antônio da Paixão, Emerson Cruz de Oliveira,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO estudo analisou a percepção de alunos do 4º ano do ensino fundamental I que vivenciaram situações de suspensão da Educação Física em decorrência de atitude indisciplinar nas aulas de outros componentes curriculares. A partir de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo verificou-se que os alunos demonstram desconhecimento sobre a importância da Educação Física na sua formação. Dentre os motivos destacados pelos alunos como comportamento indisciplinar destacaram “fazer bagunça”; “não fazer dever”; “esquecer os livros em casa”; e “bater no colega”. A estratégia de suspensão das aulas de Educação Física como punição se mostrou ineficaz, haja vista a grande reincidência tanto dos alunos como dos atos infracionais cometidos.
Referência(s)