Benjamin versus Adorno e Horkheimer: Reflexões sobre a reprodução técnica da obra de arte
2013; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.25244/tf.v6i2.1219
ISSN1984-5561
Autores Tópico(s)Art, Politics, and Modernism
ResumoCom a evolucao tecnologica, a reproducao da obra de arte, que ha seculos era realizada manualmente, passa a ser realizada pelo uso da tecnica. Walter Benjamin (1934) defende que a tecnica tende a proporcionar o acesso a obra de arte. Em contraponto, Adorno e Horkheimer (1947) defendem que o uso da tecnica e a reproducao da obra de arte nas maos da Industria Cultural podem promover a alienacao social. Visto tais posicionamentos, este trabalho visa confrontar os referidos autores a partir dos artigos A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Tecnica , Walter Benjamin (1934), e A Industria Cultural: O Iluminismo como Mistificacao das Massas , Adorno e Horkheimer (1947). Tal confronto pretende possibilitar a compreensao do fenomeno reprodutivel da obra de arte, assim como inferir sobre o mesmo na conjectura social contemporânea.
Referência(s)