Oral 13: Spam: o que é e como se proteger

2015; Indonesian Center for Animal Research and Development; Volume: 4; Linguagem: Português

ISSN

2317-3009

Autores

Luiz Gustavo dos Santos Real,

Tópico(s)

Spam and Phishing Detection

Resumo

Spam e o termo usado para se referir aos e-mails nao solicitados, os quais geralmente sao enviados para um grande numero de pessoas, contendo propagandas ou mensagens enganosas. Muitos spams chegam todos os dias solicitando senha de e-mail, atualizacao de software de seguranca e ate mesmo os dados bancarios do usuario, que acaba caindo no golpe dada a tamanha perfeicao de algumas mensagens. Porem, existem algumas ferramentas para evitar esse grande problema. Uma forma de se proteger e utilizando software livre: o cliente de e-mail Thunderbird, disponivel gratuitamente para varias plataformas, possui uma boa ferramenta antispam. De inicio, o usuario deve ajustar a ferramenta para evitar falsos positivos (mensagens verdadeiras que acabam sendo marcadas como spam) e falsos negativos (spams que nao sao identificados), mas logo atinge-se um ponto em que cerca de 90% dos spams sao identificados. Tudo funciona da seguinte forma: a ferramenta utiliza a lista de contatos do usuario para predefinir mensagens verdadeiras e marca a maioria das outras mensagens, principalmente as enviadas para um grande numero de destinatarios, como spam. O usuario, entao, deve selecionar os falsos positivos, que serao desmarcados como spam e terao seu remetente adicionado a uma lista de remetentes confiaveis. E certo que nao existe nenhuma ferramenta totalmente automatica, entao muitos usuarios acabam nao utilizando esse precioso recurso. E importante salientar que e-mails corporativos nao podem ser comparados aos e-mails particulares, pois sao realidades totalmente distintas. Enquanto as empresas que disponibilizam correios particulares, como Gmail, Yahoo e Hotmail possuem uma equipe completa, diversos servidores e muitos recursos para tratar os spams, as corporacoes que disponibilizam correio eletronico interno geralmente possuem apenas um servidor e uma equipe bem restrita, assim como seus recursos. Dessa forma, e preciso uma mudanca de cultura para que o usuario passe a buscar o conhecimento necessario e se torne ativo no processo de identificacao e remocao de spams. O uso do software indicado ja se mostra uma boa forma de se defender, sobretudo no ambiente corporativo. Assim, teremos um ambiente mais seguro para troca de mensagens eletronicas.

Referência(s)