Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Barroco em contexto

2009; Escola de Música da UFMG; Issue: 19 Linguagem: Português

10.1590/s1517-75992009000100002

ISSN

2317-6377

Autores

Suzanne G. Cusick, Lúcia Becker Carpena,

Tópico(s)

Diverse Musicological Studies

Resumo

Quem produziu música durante o longo período histórico que hoje chamamos "Barroco"? Quem a escutou? Como a prática musical teria articulado relações de poder, tanto dentro das culturas européias nas quais as estéticas barrocas nasceram quanto nas terras americanas que estas mesmas culturas colonizaram? Por que, no século XXI, poderíamos continuar a achar esta música interessante e bonita? Por que uma compreensão maior do Barroco pode ser útil nos dias de hoje? Este ensaio abordará estas questões preliminarmente situando a música barroca em relação aos sistemas emergentes de representação, trocas econômicas, poder político e produção artística que caracterizaram a longa transição das crises epistemológicas do final do século XVI da cultura européia, que se interligava com a resolução destas crises nos paradigmas da modernidade iluminista do século XVIII.

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