
Brasil Moçambique: Encontros e Desencontros nos mecanismos de Democracia Participativa Escolar
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2358-9205
Autores Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoNa contemporaneidade, a discussao sobre a democracia participativa proliferou significativamente e permeia a vida das instituicoes em varios dominios e contextos sociais. A concepcao da participacao parece estar concatenada ao emponderamento da produtividade organizacional e da fortificacao cada vez mais da sociedade civil, o que condiciona mudancas paradigmaticas em varios setores e mecanismos de organizacao. Como consequencia, as narrativas dominantes institucionais da contemporaneidade advocam a substituicao do verticalismo organizacional em favor do horizontalismo, o abandono do individualismo e a adesao ao coletivismo, criticam o autoritarismo e defendem a confianca nos trabalhadores e negam a exclusao em favor da inclusao. Este turbilhao de fatos parece provar que a mudanca institucional em vista a participacao e inevitavel para o sucesso das organizacoes. O presente trabalho procura analisar alguns dos mecanismos existentes no Brasil que denotam incentivos e investimento na maximizacao da gestao institucional participativo com destaque para o setor da educacao. Os mecanismos tem a ver com as estrategias aplicadas no Brasil nos ultimos 30 anos na promocao do envolvimento atraves da criacao de conselhos gestores, orcamentos participativos, conselhos nacionais, conferencias nacionais e audiencias publicas. Para tal o estudo se concentra nas fontes documentais, jornais e fontes bibliograficas existentes no Brasil e em Mocambique sobre a tematica numa tentativa de abordagem analitica e comparativa destes mecanismos de participacao para a educacao. O mesmo divide-se em tres partes: A primeira se incide sobre a popularizacao da democracia participativa no Brasil, a segunda sobre Mocambique e a terceira refere-se a magnitude das diferencas e semelhancas na aplicacao destes mecanismos para o fortalecimento do setor educativo entre os dois paises.
Referência(s)