Artigo Produção Nacional Revisado por pares

AVALIAÇÃO E CARREIRA DOCENTE: INICIATIVAS DA REDE DE ENSINO ESTADUAL DE SÃO PAULO

2013; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1809-3876

Autores

Adriana Bauer, Sandra Maria Zákia Lian Sousa,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo explora finalidades, procedimentos e uso de resultados de avaliacao docente, tendo como referencia aportes da literatura que trata do tema, e procede a um mapeamento de dispositivos legais inseridos na politica educacional da rede do estado de Sao Paulo no que se refere ao ingresso e progressao na carreira do magisterio. A partir de uma introducao que situa a tematica no contexto das politicas educacionais em curso no Brasil, o texto se organiza em tres partes. A primeira trata de sistematizar contribuicoes da literatura, a partir da identificacao de vertentes possiveis de serem foco de avaliacao docente. Esses subsidios orientam a analise de iniciativas da Secretaria da Educacao do Estado de Sao Paulo no que se refere ao ingresso e desenvolvimento na carreira dos professores que atuam na educacao basica, objeto da segunda parte. A partir dessas consideracoes finaliza-se com indagacoes que suscitam a discussao da logica da qualidade subjacente as avaliacoes docentes e das politicas de merito.

Referência(s)