A internacionalização da educação superior e os impactos do processo de Bolonha nos programas de pós-graduação brasileiros
2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30681/ecs.v4i1.1432
ISSN2237-1648
AutoresEgeslaine de Nez, Evandro de Nez, Vânia Tanira Biavatti,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoEste artigo tem como objetivo analisar o Espaco Europeu do Ensino Superior (EEES), enfatizando os impactos nos Programas de Pos-graduacao na area contabil, reconhecendo a internacionalizacao da Educacao Superior brasileira. Os procedimentos metodologicos utilizados contemplaram pesquisa bibliografica e documental com abordagem qualitativa e analise de conteudo dos documentos que compoem o Processo de Bolonha. A relevância cientifica desta investigacao relaciona-se diretamente ao fato de apesar de existirem varios estudos dedicados ao EEES, poucos se referem exclusivamente aos Programas de Pos-graduacao. Tem como limitacao a evidencia de que a tematica e recente, apesar do EEES ter sido lancado ha dez anos e qualquer reforma educacional e lenta, assim como a identificacao de seus impactos imediatos. Os resultados apontam que o Processo faz referencia a pesquisa e a formacao dos pesquisadores, que nos Programas brasileiros na area contabil apresentam uma abordagem diferenciada. E possivel enfatizar que a cada encontro ministerial, os documentos tem refinamento e aprofundamento teorico, com enfase na internacionalizacao. Destaca-se, entao, um incremento que possibilita a mobilidade dos academicos e dos pesquisadores, bem como a constituicao de um espaco hegemonico de producao do conhecimento europeu. Considera-se, finalmente que sua implementacao alteraria de um modo geral a arquitetura dos Programas de Pos-graduacao, com reflexos na estrutura da Educacao Superior. Palavras-chave: educacao superior; internacionalizacao; pos-graduacao; processo de Bolonha.
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