A psicologia do número
2000; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1984-6444
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEsse artigo tem como objetivo analisar a construcao do conceito de numero no aspecto psicologico da crianca em desenvolvimento. O conceito de numero nao e apenas o resultado de experiencias de contagem com conjuntos discretos, no inicio da infância. E a sintese dessas e outras experiencias que incluem tambem, conjuntos continuos. Essa sintese parece ser construida ao longo do desenvolvimento cognitivo da crianca, em pelo menos tres etapas de formulacao do conceito - a oral, a escrita e a logica. Cada qual deve ser reconhecida e tratada pelo professor durante o processo de construcao e sistematizacao escolar do numero. A ideia e instrumentalizar o professor, como mediador dessa construcao, para que possa intervir melhor sobre os obstaculos a esse conhecimento, os geradores de erros, e, enfrentados pelos alunos durante a aprendizagem da matematica escolar.
Referência(s)