
A METODOLOGIA DE PESQUISA EDUCACIONAL COMO CONSTRUTORA DA PRÁXIS INVESTIGATIVA
2011; Volume: 9; Issue: 9/10 Linguagem: Português
10.14572/nuances.v9i9/10.404
ISSN2236-0441
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo propõe a concepção de uma metodologia reflexiva de investigação vista como postura crítica, que organiza a dialética do processo investigativo, orientando os recortes e as escolhas feitas pelo pesquisador, direcionando o foco e iluminando o cenário da realidade a ser estudada. Pretende trazer contribuições no sentido de rediscussão das bases epistemológicas da tarefa investigativa, com a finalidade de melhor compreender os sentidos expressos, latentes e pressentidos no ato educativo, lançando perspectivas para a recomposição do corpo conceitual desta área de conhecimento. Analisa as diferentes configurações metodológicas decorrentes dos modelos objetivista, subjetivista e dialético, para em seguida indicar a pesquisa-ação como uma das alternativas à investigação da práxis educativa. O trabalho enfatiza a importância da necessária presença da coerência epistemológica permeando todo processo investigativo.
Referência(s)