Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Trabalho e escola: é possível conciliar? A perspectiva de jovens aprendizes baianos

2010; Conselho Federal de Psicologia; Volume: 30; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1414-98932010000300008

ISSN

1982-3703

Autores

Elsa de Mattos, Antônio Marcos Chaves,

Tópico(s)

Child Welfare and Adoption

Resumo

A inserção no trabalho e a conclusão da escola são consideradas elementos fundamentais da inserção social no mundo adulto para uma parcela significativa da população jovem em nosso país, especialmente para aqueles que necessitam trabalhar a fim de ajudar no sustento da família. Este artigo relata parte de um estudo que investigou experiências de transição para o trabalho de adolescentes aprendizes baianos. O objetivo foi compreender os significados construídos pelos jovens acerca das relações entre trabalho e escola. Participaram da pesquisa 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 17 e 19 anos, egressos de um programa de aprendizagem. A coleta de dados incluiu entrevistas, questionário sociodemográfico e observação participativa. A análise de conteúdo mostrou que escola e trabalho são percebidos como mundos distantes. Os resultados ressaltam o envolvimento ativo dos jovens para superar suas dificuldades e negociar oportunidades, mostrando que, para eles, trabalho e escola são projetos concomitantes.

Referência(s)