
VÍDEOS EDUCATIVOS E O DIÁLOGO ENTRE CULTURAS: PROFESSORES INDÍGENAS E A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL
2007; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 8; Linguagem: Português
ISSN
1982-0305
Autores Tópico(s)Indigenous Cultures and Socio-Education
ResumoDesde o final da decada de 1980, diferentes povos indigenas utilizam a tecnologia audiovisual em suas comunidades. Tambem, neste mesmo periodo, o modelo escolar civilizatorio historicamente imposto comecou a ser substituido pelas atuais Escolas Indigenas: organizadas e administradas essencialmente, por professores e comunidades originarias. Esse artigo visa apresentar e analisar uma experiencia indigena em particular: a producao de videos educativos como apoio didatico-pedagogico na educacao comunitaria. Para isso, conta com as informacoes recolhidas atraves de trabalho etnografico desenvolvido durante o ano de 2004, no Territorio Indigena Rio das Mortes, da etnia Xavante, localizado no estado do Mato Grosso. Sao discutidos os diferentes usos que essa comunidade faz do recurso audiovisual, em particular aqueles relacionados ao trabalho dos professores indigenas desta comunidade. A apropriacao da tecnologia audiovisual neste contexto contribui para o dialogo intercultural e para o fortalecimento da identidade etnica construida por esta populacao.
Referência(s)