
Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estratégia para a Inserção de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiência em unidade da rede FAETEC/RJ
2009; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22347/2175-2753v1i3.37
ISSN2175-2753
AutoresSara Rozinda Martins Moura Sá dos Passos, Álvaro Mariano dos Passos,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA Educação não pode, e não deve, ficar alheia às rápidas e profundas mudanças pelas quais vem passando o mundo, e que transformam as formas de produção, trabalho e emprego. São fatos que se revelam como desafios à sociedade em geral, e particularmente, aos docentes e gestores da educação profissional. Atenta à mudança do foco da educação profissional, com ênfase na “trabalhabilidade”, a Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC/RJ), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, é responsável pela implementação da política de Educação Profissional no Estado, em consonância com o governo federal. Este artigo destaca a importância da Educação Profissional como fator estratégico de competitividade e desenvolvimento humano na nova ordem econômica mundial e, apresenta uma experiência desenvolvida em unidade da rede FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, na Baixada Fluminense/RJ. Considerando os indicadores sociais do município de Belford Roxo, a equipe gestora do CETEP-Belford Roxo pode constatar que os cursos de formação inicial e continuada, presenciais e semipresenciais, vêm ao encontro dos anseios profissionais da comunidade, pois, atendem as exigências do mundo do trabalho e promovem a empregabilidade.
Referência(s)