Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2177-9465

Autores

Roselma Lucchese, Bruno de Souza Calixto, Ivânia Vêra, Núbia Inocêncio de Paula, Camilla Lucchese Veronesi, Carla Natalina da Silva Fernandes,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Analisar proposta didatico-pedagogica de ensino de tecnologia de grupos para graduacao em Enfermagem. Estudo descritivo, qualitativo, do qual participaram 54 estudantes de Enfermagem em 28 sessoes de grupos operativos. Tomando a proposta de se aprender grupos fazendo grupos, no interjogo de papeis (participante, coordenador e observador), os dados foram coletados durante as reunioes dos grupos e passaram pela analise de conteudo tematica, seguindo o referencial de Pichon-Riviere. Das reunioes dos grupos operativos, surgiram tres categorias Aprendizagem da tecnica de grupo a partir da realizacao do grupo, O grupo no enfrentamento, reflexao e gerenciamento de conflitos, Indicacoes e ponto fraco. Apreender grupos fazendo grupos superou o modelo tradicional de ensino, constituindo ferramenta importante na gestao de equipe e de cuidados.

Referência(s)