
O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2177-9465
AutoresRoselma Lucchese, Bruno de Souza Calixto, Ivânia Vêra, Núbia Inocêncio de Paula, Camilla Lucchese Veronesi, Carla Natalina da Silva Fernandes,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoAnalisar proposta didatico-pedagogica de ensino de tecnologia de grupos para graduacao em Enfermagem. Estudo descritivo, qualitativo, do qual participaram 54 estudantes de Enfermagem em 28 sessoes de grupos operativos. Tomando a proposta de se aprender grupos fazendo grupos, no interjogo de papeis (participante, coordenador e observador), os dados foram coletados durante as reunioes dos grupos e passaram pela analise de conteudo tematica, seguindo o referencial de Pichon-Riviere. Das reunioes dos grupos operativos, surgiram tres categorias Aprendizagem da tecnica de grupo a partir da realizacao do grupo, O grupo no enfrentamento, reflexao e gerenciamento de conflitos, Indicacoes e ponto fraco. Apreender grupos fazendo grupos superou o modelo tradicional de ensino, constituindo ferramenta importante na gestao de equipe e de cuidados.
Referência(s)