O Realismo Imaginário das Primeiras Fotografias de Guerra
2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5902/198373482186
ISSN1983-7348
Autores Tópico(s)Photographic and Visual Arts
ResumoA fotografia como imagem tecnica trouxe a ilusao de que nada poderia interferir entre a câmara e o objeto fotografado. Para isso, sao apresentadas reflexoes de autores como Susan Sontag sobre o condicionamento do olhar fotografico e as provaveis sensacoes propiciadas pelas imagens de guerra na sociedade envolvida nos conflitos. O estudo remonta ao primeiro conflito armado que foi documentado em fotos que se tem noticia: a Guerra da Crimeia. Pioneiros da fotografia de guerra sao citados, tais como Roger Fenton, Karl Baptist von Szathmari, Gilbert Elliott e Richard Nicklin, tendo o primeiro, papel fundamental na tarefa, patrocinada pela coroa britânica, de acalmar a opiniao publica sobre o conflito. Ja na Guerra de Secessao, o telegrafo tornou-se peca fundamental no desenvolvimento do conflito. As imagens desta guerra chocaram a sociedade a epoca por expor corpos no campo de batalha, mas ao mesmo tempo, foram consideradas verdadeiras, ou segundo o fotografo Mathew Brady, o olho da historia . Palavras-chave: Fotografia; Guerra; Crimeia; Secessao.
Referência(s)