
O Novo Ambiente de Negócios em um "Mundo Plano": a Influência Estratégica das Tecnologias de Informação e Comunicação
2008; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.12712/rpca.v2i1.137
ISSN1982-2596
AutoresTaiana Melo da Silva, Carlos José Guimarães Cova, Eduardo Picanço Cruz, Carlosn Navarro Fontanillas,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA inspiração para estetrabalho surgiu a partir da leitura do livro de Thomas Friedman, Na obra de Friedman épossível aquilatar a importância da Tecnologia de Informação para a promoção de ganhos de eficiêncianas operações das empresas, corroborando as idéias de Michael Porter no início dos anos 80. O autorafirma que a transformação tecnológica que é capaz de afetar a vantagem competitiva e a estruturaindustrial constitui-se num dos principais fatores de mudança nas regras da concorrência de umdeterminado mercado. Nesse sentido, a tecnologia extrapola o produto em si mesmo e impacta toda acadeia de valor das empresas. É esse o caso da Tecnologia de Informação e Comunicações no atualambiente de negócios, na medida em que elimina as distâncias e aumenta o nível de integração dosagentes econômicos.
Referência(s)