No museu com a turma do Charlie Brown

1994; Edições Universitárias Lusófonas; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1646-3714

Autores

Mário de Souza Chagas,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Consciente da importância dos museus enquanto espaco de reflexao. educacao, encontro e lazer, a professora da turma de Charlie Brown organiza uma excursao ao Museu de Arte da cidade. Apos a visita os alunos devem preparar, para efeito de avaliacao, um relatorio sobre o Museu. Charlie Brown esta preocupado com a perspectiva de ter que elaborar o referido relatorio e tirar nota 10 (dez) para nao perder o ano. No dia marcado para a visita, dois onibus realizam o transporte das criancas da escola ate as proximidades do Museu. Ao sairem dos onibus, as criancas sao organizadas em fila. No entanto, Charlie Brown, Snoopy, Isaura, Beth Pimentinha e Marcia distanciam-se do grupo excursionista e terminam entrando, por engano, num Supermercado, julgando que estavam no Museu. A visita de Charlie Brown ao supermercado transcorre com normalidade. As listagens de preco sao percebidas como catalogos de exposicao; a campanha de precos baixos e percebida como uma estrategia do Museu para superar suas dificuldades financeiras; as latas empilhadas de extrato de tomate sao percebidas como esculturas populares; alguns pernis (ou coisa parecida) sao percebidos como ossos de dinossauros. A pequena Marcia, apesar de todos os argumentos de Beth Pimentinha, insiste em dizer que o Museu se parece muito com uma mercearia. Ao sairem do Supermercado, que fica ao lado do Museu, Charlie Brown e seus amigos encontram o outro grupo excursionista, entram no onibus e voltam para casa. Charlie Brown prepara o seu relatorio e depois de entrega-lo a professora, descobre, em conversa com amigos que nao foram ao supermercado, que ele nao foi ao verdadeiro Museu. No dia marcado para a entrega das notas, Charlie Brown esta tenso e angustiado. No entanto, ao receber o resultado o seu rosto se ilumina. Ele tirou 10 (dez) e nao perdeu o ano. A professora ainda anotou em seu relatorio o seguinte comentario: Sua analogia foi brilhante. Comparar o Museu ao supermercado foi uma ideia genial.

Referência(s)